Entropia

A entropia, um conceito emprestado da termodinâmica, diz respeito à tendência que todos os sistemas fechados apresentam de passar a um estado caótico ou aleatório, em que não há mais potencial para a transformação de energia ou trabalho.
Quanto maior a desordem de um sistema, maior a entropia e consequentemente mais rapidamente se atinge o equilíbrio.

Imagine que você e alguns amigos estão amarrados por uma corda, tendo que se movimentarem sempre juntos. Imagine agora que vocês vão até o meio de uma quadra esportiva, e então a corda que os une é retirada.
Qual a probabilidade de vocês continuarem grudados um no outro mesmo sem a corda? A probabilidade é praticamente nula, pois muito provavelmente cada um irá para um lugar diferente.
A idéia é a seguinte: quando estão amarrados vocês não estarão distribuídos de forma equilibrada na quadra, pois estarão concentrados em um ponto, porém ao serem desamarrados vocês começam a se "espalhar" pela quadra, o que faz com que a distribuição de pessoas pela área da quadra tenda a um equilíbrio.
Pense agora em uma câmara cheia de gás. Qual a probabilidade de todas as moléculas de gás se concentrarem em uma pequena região da câmara? Quase nula, pois o gás ocupa todo o volume da câmara, não é?
Assim, quanto maior a desordem (concentração de espécies em um pequeno volume da câmara), maior será a geração de entropia para atingir o equilíbrio, entretanto este é atingido rapidamente devido a diferença de concentração da espécie no volume.

Nenhum comentário: